fbpx

Por onde começar a reforma

Quando compra um imóvel na planta, geralmente o proprietário fica em dúvida por onde começar a reforma.

Falamos em outro post que é importante solicitar os projetos do apartamento, em AutoCAD, para a construtora. Eles são o ponto de partida para seu arquiteto começar a pensar no seu projeto.

Dá uma olhadinha no post “06 dicas para quem vai receber seu apartamento novo” . As dicas de lá servem para esse momento.

Eu sempre oriento meus clientes a começar pelo Layout geral, onde definiremos como realmente ficarão os móveis. A posição deles define tomadas, pontos de iluminação e quase sempre sugere alteração de alvenaria (paredes) que otimizam os espaços. Pensar nos móveis neste momento esclarece muitos pontos obscuros importantes para a reforma. O arquiteto deve observar onde estão as colunas, as vigas e os shafts (colunas verticais por onde passam as tubulações de água e esgoto). Esses não podem ser mexidos. O quadro de energia e o quadro de conectividade (chegada dos cabos de antena e internet), podem sofrer alteração de posição, mas é preciso ver com a construtora as possibilidades. Se for solicitado antes da execução é mais fácil a construtora fazer a alteração. Uma vez já instalado, fica mais difícil e caro, porque todas as tubulações já estão distribuídas e isso realmente atrapalha bastante o andamento do cronograma da construtora, além de ficar oneroso para o proprietário.

Outro item importante é verificar também com a construtora se a varanda pode ser integrada à sala. Na maioria dos casos essa decisão cabe ao condomínio que deve fazer uma assembleia para que possam alinhar as ideias e as especificações de como será esse fechamento da varanda.

sala-com-varanda-integrada

Validado o layout, o ideal é efetuar a compra dos móveis que definem as medidas das bancadas de granito e de altura de gesso, como é o caso da cozinha, banheiros e guarda-roupas embutidos. Isso porque cada loja de móveis tem medidas especificas, que vão variar o cumprimento, a largura ou altura da bancada e do forro de gesso. Importante também já ter a ideia dos eletrodomésticos desejados (como também falamos no post anterior). É o que as lojas chamam de “venda futura”. Desta forma o risco de erros na execução da obra minimiza, uma vez que a loja passa todas as informações e medidas específicas e necessárias para a montagem dos móveis e o arquiteto às usa para fazer o projeto executivo que será encaminhado à obra.

Com esses projetos em mãos podemos seguir para a etapa dos revestimentos. Eu, particularmente, só gosto de pensar no que vamos colocar no piso e nas paredes, depois que amadureci com o cliente como ele deseja seus móveis, porque nas lojas já vamos definindo cores e compondo com a cor da bancada, cor da cerâmica, detalhe de pastilhas e o cliente já vai conseguindo visualizar como ficará sua cozinha ou banheiros e, com isso, as decisões sobre os revestimentos e cores tornam-se mais fáceis e saem naturalmente.

COZINHA MAGALI - 01 COZINHA MAGALI - 04 10 2012- 02

Detalhista como sou, alinho sempre o respaldo da bancada aos rejuntes das cerâmicas ou pastilhas, para evitar trinchos. Sempre tenho a preocupação de encaixar os tamanhos das peças, de forma a evitar ao máximo os trinchos cortados. Gosto de visitar lojas de revestimentos com o cliente para fazer uma seleção prévia e depois fazer as composições que vão alinhar esses pontos.

 

 

Na obra, os primeiros projetos solicitados pela construtora são os de reforma de alvenaria e alterações de pontos elétricos, de luz, de ar condicionado e de eixos hidráulicos. Esses projetos são formados com ajuda dos projetos enviados pelas lojas de modulados (marcenaria).

Ah!!! E não se esqueça de passar também os projetos com a localização das câmeras e das caixas de som e, se pretende fazer automação, o momento é esse para passar os cabos e fiações, antes do forro de gesso.

Em segundo momento, são solicitados os projetos de paginação de piso e de parede, junto com as definições de como serão as bancadas de granito ou silestone. O projeto de forro de gesso encaixa também nesta etapa e deve ser compatibilizado com o projeto de iluminação, por isso que uma visita às lojas de iluminação que fazem projetos personalizados e dentro das normas de iluminação é tão importante quanto os demais itens que você julga necessário.  Há lojas que fornecem gratuitamente o projeto luminotécnico quando a venda é concretizada. Esse projeto vem completo, com toda a distribuição dos pontos de luz, suas medidas, circuitos definidos e cargas distribuídas. O que também vai contribuir para a configuração do quadro geral de energia lá na sua obra.

Enfim, planeje seu projeto passo-a-passo, com calma, dentro dos prazos da construtora. Esse planejamento e cada decisão que você tomar, será muito importante para que sua obra corra tranquila e sem retrabalho ou despesas extras.

Abaixo segue o infográfico que disponibilizamos para facilitar seu entendimento.

processos do projeto

Deixe uma resposta