fbpx

Comprar apartamento na planta é vantajoso?

 

Tenho certeza de que você faz essa pergunta quando pensa em comprar um apartamento. Estou certa?

Recebo sempre questionamentos como esse e hoje resolvi te falar 5 benefícios:

  1. Quando você compra um imóvel na planta, a construtora te oferece ajuda e orientação durante todo o processo burocrático de compra do imóvel, o que torna a transação muito mais segura e tranquila.
  2. Você pode planejar o pagamento do imóvel com mais tranquilidade, além do valor ser bem mais acessível.
  3. Por ser uma construção nova não haverá necessidade de manutenção em um futuro imediato. Sem problemas com as instalações elétricas, hidráulicas e outras.
  4. Projeto moderno e com materiais adequados às normas atuais.
  5. O melhor você pode personalizar ao seu gosto e à sua personalidade, deixando o apartamento com a sua cara.

 

Transação muito mais segura e tranquila.

Geralmente, comprar um apartamento em construção é mais barato do que adquirir um imóvel pronto, isto porque a compra é feita diretamente com a construtora responsável, o que pode também ser um risco se você não pesquisar o histórico da empresa.

Importante verificar as informações legais, pesquisar se o projeto foi registrado e aprovado pela prefeitura da cidade. Solicite toda a documentação do empreendimento para a construtora

  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidão de IPTU;
  • Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio;
  • Certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata);
  • e o Habite-se na entrega do apartamento. 

Ao mesmo tempo confira se não tem nenhuma reclamação da construtora no Procon, Reclame Aqui ou outros meios.  Avalie a reputação da empresa perante os clientes que já compraram apartamentos anteriormente.

Planeje o pagamento do imóvel com mais tranquilidade, além do valor ser bem mais acessível

O melhor momento da compra, financeiramente falando, é no pré-lançamento das vendas, uma vez que os preços iniciais de cada unidade são mais baixos e as opções de escolhas maiores. Em média o imóvel costuma ser de 20% a 25% mais barato que aqueles prontos para morar.

Menos burocracia e flexibilidade na forma de pagamento, uma vez que o apartamento na planta não pode ser financiado, mas sim parcelado durante o processo de construção do edifício, antes da entrega das chaves. Nesta etapa, não há incidência de juros sobre o parcelamento, apenas correção das parcelas mensais pelo índice INCC. No entanto, quando o apartamento fica pronto, o saldo devedor pode ser financiado por uma instituição bancária ou quitado. Por isso tenha atenção na quantidade e no valor de cada parcela, no percentual a ser pago como entrada e nas taxas de juros. Além disso, sendo o primeiro comprador, não sofrerá com taxas e impostos não pagos ou registros incompletos e documentações atrasadas.

Sem problemas com as instalações elétricas, hidráulicas e outras.

Sendo uma construção nova não haverá necessidade de manutenção em um futuro próximo. É bastante comum acontecer problemas em imóveis antigos com instalações antigas ou de baixa qualidade, que foram comprometidos com o tempo. Por isso, comprar apartamento na planta evita preocupações com problemas de instalações elétricas, hidráulicas, estruturais e outras.

Projeto moderno e com materiais adequados às normas atuais.

Ao comprar um apartamento na planta você está adquirindo uma unidade dentro de um empreendimento novo, com todo um planejamento moderno dentro das atuais necessidades dos condomínios clubes, com uma infraestrutura muito mais moderna e funcional, ambientes integrados, áreas de lazer mais completas e estrutura para ar-condicionado, gás encanado, medidor de água independente, tudo dentro das normas técnicas e da legislação e, vigor. Além de comodidade, segurança e conforto.

O melhor de tudo é que você pode personalizar ao seu gosto, à sua personalidade, deixando o apartamento com a sua cara.

Quando você adquire, ou até mesmo antes de adquirir um apartamento em um edifício em construção, você pode solicitar o memorial descritivo que é um documento oficial com a descrição de todos os materiais que serão utilizados nos apartamentos, como por exemplo: Revestimento de piso e paredes, Louças e metais sanitárias, tipo de granito das bancadas, forros, esquadrias e pintura das paredes. Contudo é muito comum não gostar do que está sendo definido para essas especificações. Estando o prédio em construção, você pode solicitar à construtora a troca de alguns itens, ou até mesmo alteração de alguma parede ou posição de algum ponto hidráulico. Dessa forma se estabelecem valores de créditos ou débitos que podem ser negociados e executados pela própria construtora.

Claro que existem regras e restrições para esses casos que serão motivos de uma nova postagem aqui no blog, mas é certo que fazer essas alterações ainda quando ainda não foram executadas pela construtora é bem mais econômico e favorável para você.