fbpx

Série Copa do Mundo –
Inspiração Decor – COZINHA

Inspirada na Copa do Mundo 2022 e nas cores de nossa bandeira Brasileira, resolvi criar essa série com uma curadoria de projetos que destacam o verde, o amarelo e azul. Todos são projetos não autorais que selecionei (não tão aleatoriamente) em pesquisa na internet, sempre que possível indentificando os autores e um pouco do que eles pensaram, ou se inspiraram para projetar com essas cores. 

Em primeiro lugar temos essa cozinha tipicamente brasileira projetada por Décio Navarro (arquiteto paulista) em 2014, para atender um desafio proposto pela equipe da Minha Casa – materia publicada na casa.com.br

Detalhe: O amarelo da geladeira é adesivo vinílico.

Agora me diz se você teria uma cozinha assim na sua casa?

A segunda cozinha eu particularmente me apaixonei pelas cores. O tom do amarelo e do azul em uma combinação perfeita.  

Conforme as arquitetas, do escritório Humble+Humble elas usaram cores fortes, incluindo azulejos amarelos vitrificados para adicionar brilho e refletir a luz.

Outro detalhe muito charmoso foi a escolha do trio de luminárias pendentes sobre a bancada do cooktop. O modelo e as cores trazem um charme especial para a composição. 

Percebam também que o mesmo azul é usado na lareira para criar um link entre os dois ambientes. 

Esse projeto fica em Shepherd`s Bush (bairro inglês) em Londres. 

 

“Quando você pensa em um porão, imagina um espaço escuro e fechado, não nesta extensão de cozinha iluminada e arejada em Shepherds Bush. Removemos todas as paredes internas no piso térreo e instalamos grandes clarabóias para deixar a luz fluir. Usamos cores fortes, incluindo azulejos amarelos vitrificados para adicionar brilho e refletir a luz”  

Essa terceira cozinha fica em Paris e é projetada pela arquiteta Charlotte Biltgen . 

Um charme de cozinha, não acha? A tradição da madeira com a ousadia do amarelo.

Eu sou louca para conhecer Paris e achei esse projeto um charme à parte. Destaco o ladrilho amarelo que reveste as paredes e a divisória em serralharia branca que separa a cozinha da copa. Outro detalhe importante, que demonstra o cuidado com os detalhes, é a marcenaria com um leve ripado no centro das portas e gavetas. simplesmente perfeito.

A quarta cozinha infelizmente não consegui identificar o autor do projeto. 

Uma cozinha moderna, com linhas retas e um toque de descontração com a cor escolhida na parede, na marcenaria e as arandelas estrategicamente posicionadas acima da bancada. 

Os puxadores embutidos na cor preta colaboram com a cor das arandelas. 

Destaco a coifa embutida dentro (provavelmente) de uma marcenaria também pintada no mesmo amarelo da parede. Detalhes importantes que demonstram o cuidado na composição do projeto pelo arquiteto.

Essa cozinha eu quis trazer para mostrar que o amarelo também pode ser sóbrio. O uso do amadeirado escuro e o aço inox, permitiram que o amarelo transmitisse seriedade e elegância, sem torna-se exagerado, apesar da extensão do armário. Concorda que é uma cozinha sofisticada?

Esse é um projeto da Florense ABC, entretanto não sei quem é o autor do projeto.

AMARELOU!!

Muita personalidade nessa cozinha, concorda?

Vendo-a sozinha, sem os outros ambientes que estão ao seu entorno, e sem conhecer os motivos que levaram os arquitetos a comporem essa cozinha assim, você provavelmente vai dizer que é um exagero, né verdade? Mas como para tudo tem uma explicação, segue a dos arquitetos:

“No térreo, essa casa era clara e espaçosa, mas no andar de baixo era sombreado e sem personalidade. Nos pediram para reequilibrar a propriedade e revitalizar o subsolo. Inspirado na estética dos espaços comerciais/industriais, o concreto polido em tons claros foi utilizado no piso e na parede lateral, complementado por paredes esbranquiçadas e contrastado por uma explosão de amarelo vibrante que domina a cozinha e continua subindo a escada. Essas cores elevam e iluminam o espaço, auxiliadas pela adição de uma grande claraboia na extensão de retorno lateral existente, transformando o que antes era uma passagem sem vida em um corredor de luz.”

E agora, o que me diz?

Esse projeto fica em Estrada de Beresford, Londres 

Projeto do escritório  a Russian For Fish

* A palavra russa para peixe é ‘pыба’ ou ‘RIBA’, que é a sigla para o Royal Institute of British Architects.

Também não consegui achar quem é o arquiteto responsável por esse projeto. Infelizmente !

No entanto, a forma como as cores e a modulação foram colocadas, me chamou a atenção por lembrar o pintor modernista Piet Mondrian. 

Gostei da distribuição e proporção da paleta de cor na base branca da parede. 

Finalizo com essa cozinha que esbanja sobriedade com aconchego. 

Fato que os tons escuros pesam e podem provocar um pouco de sensação depressiva para alguns de nós; no entanto esse ambiente fica em Londres e portanto as sensações por lá são totalmente diferentes que as nossas aqui nos trópicos. 

Importante olhar o conjunto da cena:  O tom verde da parede, os móveis escuros com bancadas (tampos) na madeira clara, louça branca, o charme da arandela dourada e o rodateto branco que estende-se para o teto. 

Percebe como o cenário deseja nos passar uma informação?

 

Exatamente isso que todo projeto pretende, passar uma informação que será recebida de formas diferentes de pessoa para pessoa. 

As cores passam informações que são recebidas distintamente. As vezes trazendo boas sensações e as vezes não tão legal. vai depender de como você interpreta aquela informação. 

Tudo isso é explicado pela neurociência. 

Vamos falar mais sobre tudo isso aqui.  Fica de olho.