fbpx

05 Dicas de decoração para o início da OBRA.

Em primeiro lugar gostaria de lembrar o que deixei registrado no meu primeiro post do Blog, onde destaco a 1ª grande dica:

  • Quando estiver com seu arquiteto ou decorador, fale tudo que deseja sem medo dele lhe achar boba ou detalhista demais. É importante descrever para ele como é o dia-a-dia da sua casa, seus costumes e algo mais que você gostaria de mudar ou acrescentar no futuro. A conversa entre vocês deve ser sincera e bastante clara.

Realmente é fundamental descrever seu dia-a-dia, porque seus hábitos e costumes devem continuar presentes em sua nova moradia ou na sua reforma. Caso queira modificar algo, também precisa pensar e informar, para que juntos vocês possam facilitar a adaptação à mudança.

A sua casa precisa ter a sua alma, o seu cheiro, as cores que você sentir mais aconchego. Precisa contemplar espaço para seu hobby e ter o estilo que se encaixe na sua personalidade. Existem muitos novos títulos para estilos de decoração que surgem  a cada época. No entanto, para ser bem sincera, nunca me detive em estudá-los porque não quero ter nada impresso em minha cabeça. Prefiro deixar a mente livre de títulos, e abraçar os anseios e desejos dos meus clientes. Sou assim. Simplesmente sem crenças em marcas, grifes moda ou coisa parecida. Aprecio conhecer as tendências, ver o que está sendo feito, porque conhecimento e aprendizado sempre somam e ficam conosco só agregando criatividade.

Portanto aqui vão dicas simples, que jamais vão te deixar na mão ou te cansar a vista.

  1. Piso: Prefiro os claros, tons entre bege ou cinza, porque são neutros. Não definem cor e permitem ousar nos detalhes da decoração. Sou fã dos porcelanatos, levando em consideração que moro em Recife PE, o piso frio aqui é mais usado, quanto maior mais nobre, contudo defendo muito o tamanho 80×80, e quando alguém quer diferenciar, indico o tamanho 60×120. Importante que seja técnico (não seja esmaltado) e Retificado (com borda reta que deixa o rejunte fino). Costumo usar bastante o polido. Embora alguns clientes questionarem a segurança, nunca tive retorno de ninguém que caiu. Contudo, para áreas molhadas, melhor usar o natural para evitar qualquer acidente. maxresdefaultfotos-porcelanato

Observação: Prefiro usar um piso único na casa toda. A uniformidade otimiza o espaço e liberta para diferenciar o que precisa mais destaque. No caso os móveis e objetos de decoração. 

  1. Rodapé: Importantíssimo ter. Protege a base da parede das vassouras e outros objetos, além de melhorar o acabamento entre o piso e a parede. Sempre prefiro comprar metragem a mais do piso e mandar cortar em uma empresa que faz esse tipo de corte. Não indico cortar na obra, pois esse material é duro e o corte na makita deixa sem acabamento com borda toda destacada. Quando já tem rodapé pronto de fábrica igual ao piso, melhor com certeza. Costumo usar altura de 9 cm, pois no corte da pedra 80×80 o aproveitamento é maior. Deixo 1 cm para finalizações de acabamento. Contudo pode usar o tamanho que preferir. Não há regras para isto, apenas moda, hora alto, hora baixo.
  1. Rejunte: Existe o Epóxi, o acrílico e o comum (cimentício). Todos podem ser usados, porém o importante é como aplicá-los. Para juntas mínimas de 1 mm o ideal é o epóxi. Mas atenção com quem vai aplicar, porque ele precisa ser limpo imediatamente após a aplicação. Caso contrário vai manchar o porcelanato e fica mais complicado remover. A cor deve ser a mais próxima possível à cor do revestimento.
  1. Parede: Como no piso, sempre indico que as paredes da casa, em sua maioria, sigam um único tom. O que mais uso é o Branco GELO. Gosto de deixar toda a base do apartamento neutra, desta forma, as cores ficam por conta dos detalhes que podem ser trocados de tempos em tempos sem grandes obras. Prefiro uniformizar no geral e diferenciar cada ambiente, escolhendo papeis de paredes personalizados para cada ocupante do espaço. A escolha de uma parede mais visível, onde podemos valorizar a decoração, é definida no Layout geral no anteprojeto, possibilitando com isto harmonia e sintonia da decoração com a obra.
  1. Teto: Geralmente é forro de gesso que deve ser pensado em conjunto com a iluminação. Isto merece um artigo à parte. Necessário preparar com selador antes de pintar, para não amarelar. Importante também deixar secar uns 3 dias para começar a emassar. Sempre prefiro pintar com tinta látex na cor branco NEVE fosca. Aprecio bastante quando a parede e o teto ficam com cores levemente diferentes, pois destaca o encontro dos dois, principalmente quando temos a junta de dilatação ou rodateto.

Por fim, mais uma observação quanto à pintura. Ela deve acontecer em dois momentos complementares.

  • Após a instalação dos revestimentos de piso e parede, e a montagem de bancadas de granito ou similares; – Nesse momento se prepara a parede com selador, massa, lixa e 02 demãos de pintura.
  • Após a montagem dos móveis planejados, instalação dos acabamentos elétricos e luminárias; – Nesse segundo momento vem a finalização e acabamentos de pintura.
  • Papel de parede sempre entra no final, após conclusão da pintura.
  • Lembrem de proteger o piso antes da pintura com salva-piso, lonas ou plástico bolha.

Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida deixe aqui embaixo nos comentários.

1 328338-modelos-porcelanato-paredes paredes-revestimento-texturizado-decoradas-porcelanato-tendencia-moderno-sala-cozinha-banheiro-decor-salteado-15 porcelanato-apartamentos-pequenoscozinhavistai

observação: as fotos são exemplos tirados da internet. Não são projetos autorais.

Deixe uma resposta