fbpx

CHECKLIST – 16 Passos para vistoriar o apartamento quando receber as chaves

Vai receber as chaves do novo apartamento? O que você precisa olhar com atenção para não perder a garantia da construtora?

É procedimento padrão a vistoria do proprietário antes de receber as chaves do apartamento. É a forma da construtora e do novo proprietário se resguardarem de futuros mal entendidos de quem foi o responsável por aquela falha ou dano de obra. Apesar de não ter uma lei que obrigue o proprietário a só receber as chaves depois de assinar a vistoria, a maioria das construtoras põe isto no contrato na hora da venda, o que realmente acredito ser benéfico para ambas as partes.

Portanto, quando for receber suas chaves, não se empolgue com “a festa” do acontecimento. Realmente é uma grande conquista e emocionalmente nos envolvemos, sem atentar para importância técnica deste momento.  Por isso, sempre indico aos meus clientes que me chamem nesta hora para que eu possa entrar com os olhos de águia enquanto eles entram com os olhos de contemplação.

Materiais que você deve levar:

  • Projetos originais ou os projetos enviados pelo seu arquiteto para solicitação de reforma;
  • Folder de venda;
  • Descrição dos materiais escolhidos para esta obra – memorial descritivo;
  • Trena;
  • Bola de gude;
  • Cabo de vassoura;
  • Meia para os pés;
  • Balde;
  • Paninho de limpeza;
  • Bocal com lâmpada (pronto para testes);
  • Esquadro;
  • Interfone;
  • Pequena televisão – para testar a antena;
  • Olhos técnicos
  • Celular para tirar fotos.

Para ajuda-los, segue um checklist:

  1. Leve os projetos com as alterações solicitadas e o memorial descritivo onde constam todos os materiais que foram definidos para sua obra. Se não houve modificação de planta, leve a planta do folder de venda e o descritivo entregue neste momento com todas as especificações previstas para essa obra.
  2. Comece conferindo as medidas gerais dos espaços. Variações pequenas de medida são comuns. O importante é que a área geral do apartamento confira com o que foi comprado. Lembrando que áreas de garagem podem entrar neste cálculo. Peça para seu arquiteto calcular.
  3. Com um Cabo de vassoura dê leves toques nas cerâmicas do piso. Se o som for abafado (como oco), a cerâmica ou o porcelanato foi assentado com pouca argamassa e pode soltar ou trincar com o tempo. Peça para substituir e confira se as peças substituídas são do mesmo lote das existentes. Caso contrário, o tom ficará diferente e “a emenda será pior que o soneto”. Sendo necessário trocar todo o piso.
  4. Outro detalhe importante no assentamento do piso é o nivelamento das pedras e dos rejuntes. Com uma meia no pé, vá deslizando no chão e qualquer topada (ui!!!) é sinal que o piso não está nivelado. Vai precisar ajustar isso também. Os rejuntes não podem estar manchados e devem ter sempre a mesma espessura.
  5. Nos banheiros, cozinha, varanda, lavabo, ou seja, nos locais denominados áreas molhadas, o ralo precisa ser verificado. MUITO IMPORTANTE. Jogue água com um balde e veja se a água corre para o ralo. Se corre, mas a água demora a descer, fique atento. Pois pode ter detritos de obra que vai lhe dar uma tremenda dor de cabeça. Veja isso LOGO, ou a construtora dirá que foi você ou seu pedreiro que não tiveram a preocupação de cuidar e deixaram restos de material cair e entupindo o ralo. (afff!!! Já vi tanto isso acontecer. Agora ando com um balde no carro. Hahaha!!!!).
  6. Abra todas as torneiras, confira os ralinhos das pias; Dê descarga e observe os sifões para ver se não tem vazamento.
  7. Olhe para o forro de gesso e para as paredes de fachada, para conferir se não estão manchadas, pois se teve vazamento deve ter deixado alguma umidade que será percebida com um tom diferente na pintura.
  8. Olha, eu particularmente NUNCA vi uma obra 100% alinhada com cantos de parede em 90º. Oh coisinha difícil manter o alinhamento das paredes numa obra. Contudo, é importante conferir para evitar raivas futuras, quando o marceneiro for instalar os móveis e não encostar em todos os cantos na parede. Em alguns casos é fácil resolver e a construtora deverá atentar para isto, principalmente quando tem rodapé ou rodateto, que será perdido com esse concerto. Esse prejuízo não pode ser seu.
  9. O declive dos pisos também pode ser testado com uma bola de gude nas áreas onde não tem ralo, para que nenhum móvel fique balançando com o desnível do piso.
  10. O paninho de limpeza é bom porque pode ter algum lugar que a poeira (mesmo depois da limpeza da construtora) esconde uma falha, um risco na esquadria ou no vidro. Olhe com atenção!
  11. As bancadas em mármore ou granito não podem ter rachaduras, olhe atenciosamente porque a pigmentação da pedra pode esconder alguma fissura. Olhe também por baixo da bancada, elas devem ter apoio para evitar que caiam e não podem ter buracos sem rejuntes. Se for substituir algum detalhe, confira qual é o material usado para não colocar outro material e ficar diferente do existente. Isso também é valido para os diviboxes (onde apoiam os boxes em vidro) e as soleiras.
  12. Observe as janelas e portas. Abra e feche. Verifique se a chave tranca. Se corre sem trepidar. Se fecha sem brechas. Nível de ruído. Se a borracha de vedação não está soltando. Enfim, verifique minúcias. Em geral as portas são ocas. Recomendo sempre que meus clientes troquem as portas de entrada da sala e do hall de serviço por portas maciças. Se não puder trocar a porta, substitua ao menos o segredo das fechaduras. Afinal essa chave passou pela mão de muita gente. Precisa de atenção.
  13. Para a parte elétrica um bocal com uma lâmpada pronto para teste serve tanto para as tomadas quanto para os pontos de luz. Já vi algumas construtoras fazendo os testes com vários bocais de Lâmpadas para que o cliente fique tranquilo. Assim ao ligar o quadro geral, todas as lâmpadas se ascendem juntas, agilizando a vistoria.
  14. Testar as tubulações de gás e de ar condicionado também é importante, mas para isto chamo o técnico responsável pela aquela tubulação, para fazer o teste na minha frente. Peça para o engenheiro que estar lhe acompanhando realizar estes testes nesta vistoria na sua presença.
  15. Levar o interfone também é valido. Só assim você saberá que não tem problema. Peça para fazer uma breve instalação com os fios e teste com a portaria.
  16. A televisão orienta o teste da antena externa. Também já fiz vistoria onde a construtora disponibilizou uma televisão para teste.

Por fim registre tudo com fotos. Importante fotografar todas as paredes, o teto de todos os ambientes e o piso também. Se for receber as chaves, assine o termo com ressalvas. Anote todos os itens vistos e tudo que deseja que seja revisado pela construtora.

A construtora terá 01 mês para fazer os ajustes finais e você deverá ter o mesmo critério na revisão da vistoria.

Caso não tenha um arquiteto ou um engenheiro para lhe acompanhar, você pode contratar uma consultoria específica para este fim.

Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta