Esse é um projeto realizado pelas arquitetas Anna Topolska e Dominik Kolenda do grupo Metaforma em Poznań, Polônia.
Um apartamento com 80 m² distribuídos entre o térreo (sala, cozinha, banheiro e quarto) e o mezanino onde ficou o escritório. Tudo muito bem projetado e compatibilizado às necessidades e Hobbies dos clientes. Os tons escuros e sóbrios ditaram o conceito do projeto por um ponto de vista masculino desde o princípio, para contrapor com as cores vivas e alegres das árvores antigas que existem no bairro e são amplamente vistas pelo grande janelão que forma a fachada e possibilita um banho de luz natural ao interior da sala e cozinha. Cenário de fundo perfeito que inspirou as arquitetas na concepção do projeto.
A escada “esculpida” no aço com degrau em madeira, em balanço e no formato em “L”, toda vazada e na frente do janelão emoldura ainda mais a paisagem externa e traz leveza e amplitude para o espaço interno.
“O desafio do projeto foi combinar as necessidades espaciais dos clientes. Um deles é colecionador de miniaturas de automóveis vermelhos Ferrari e o outro de discos. A exposição destas coleções enriqueceu o interior com detalhes interessantes.”
“O projeto conta com uma zona de trabalho no mezanino. A grande vantagem deste é o feito de que está situado junto a um amplo terraço do edifício. A largura do mezanino não permitiria a colocação cômoda de um escritório clássico. Portanto, foi proposto um escritório em forma de um
cubículo elevado sobre uma estante de metal, que se estende além do mezanino para aumentar o espaço de trabalho.”
O concreto aparente nas paredes formando um painel de blocos com toques sutis de iluminação somado ao aço das estruturas e ao piso em madeira, conferem ao espaço uma aparência calorosa e aconchegante tornando, o tom escuro, um detalhe elegante e sofisticado ao ambiente.
“Aqui, o masculino é simples e expressivo. Graças aos detalhes expostos e personalizados, o interior é a expressão das características de seus residentes.”
![]()
Chamo a atenção para o detalhe da porta de correr onde não se percebe o trilho e os interruptores pretos dentro da composição de cores escolhidas para o projeto.
Simplesmente tudo perfeito.
Fonte: archdaily – Traduzido por Victor Delaqua
Fotografias: Krzysztof Strażyński